«

»

A arte de emocionar: 30 Minutos pela Leitura

A poesia emana a pureza que vem da alma

Jucileide Pereira

 

Hoje, 14 de março de 2017, dia nacional da poesia, em homenagem ao nosso baiano Frederico de Castro Alves não teria dia melhor para ser a parada de leitura mensal, uma vez que a poesia é uma das artes mais bonita de expressar os momentos da vida, expressar os sentimentos.

E, assim foi o evento mensal do Programa 30 Minutos pela Leitura desenvolvido em parceria com o Instituto Brasil solidário – IBS pautada pela/na pureza da alma com uma explosão de emoções que contagiou aos presentes.

Projeto 30 Minutos pela Leitura

Toda a ação foi organizada no melhor espaço, Praça da Mata de Itapicuru, o local em si já é poesia, poema que encanta aos olhos das pessoas. A poesia/poema pode ser uma grande amiga dos leitores, visto que pode contribuir para a formação humana.

Leide-12

O evento aconteceu no matutino e no vespertino com a participação dos estudantes da Escola José Francisco Nunes e Escola Rural. O mergulho na poesia permitiu o vislubramento do afloramento das emoções através do sussurro de poesias no ouvido, um verdadeiro encantamento, recital de poesias de autores conhecidos e produzidas pelos estudantes, variação da brincadeira “Escravos de Jó”, encenação de Chapeuzinho Vermelho e a Linda Rosa Juvenil.

Leide-11

Leide-20

Leide-08

No decorrer das apresentações a poesia foi lida, cantada, recitada pelos estudantes para os transeuntes na rua que também se transformaram por um momento em leitores, assim não foi diferente com os colegas nas apresentações na Praça da Mata de Itapicuru, viajaram nos pensamentos, na emoção.

Leide-18 Leide-13

Leide-14

Leide-10

Leide-15

Leide-03

Dessa forma, a poesia deu vida, sonhamos, imaginamos! Isso ajuda a mover a nossa vida, estimulando o nosso ser à reflexão, a ter coragem, a ter capacidade de amar, de perdoar, sabendo que sempre existe algo mais além.

Precisamos retomar o lugar da poesia no cenário escolar, marcar um encontro com ela, convidar para estar presente cotidianamente na nossa vida, assim construiremos uma nação de leitores para se emancipar, plantando mais poesias em nossos corações e no mundo. Viva a poesia, viva a leitura!

Leide-17

Leide-09

Leide-07

Leide-19

“Juntos construímos um país de leitores!

Texto e imagens:Jucileide Pereira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + = quatro