«

»

MULHER (IN)VISÍVEL?

Jucileide-09

Mulheres são pedras preciosas, um tesouro escondido a ser (des)velado nas idas e vindas da história.

Jucileide Pereira

A mulher é protagonista de uma história, história de lutas e desafios, apesar desse protagonismo ainda não possui o devido reconhecimento social no cotidiano.

A mulher independente do cargo que ocupa trabalha 24 horas, 365 dias do ano, sem férias, a vida diária de uma mulher requer um conhecimento de tudo: ser cozinheira, professora, babá, treinadora, guarda-costas, GPS, doutora, secretária, guarda noturno e diurno. A carga de trabalho é determinada independente do trabalho, localização da moradia, qualquer que seja o status social que possua. Os horários de trabalho flutuam, porém não param nunca.

Pensando na valorização das mulheres que merecem ser homenageadas cotidianamente, independente do 08 de março, a Escola Municipal José Francisco Nunes realizou logo pela manhã um café, com lembrancinhas simbólicas para ressaltar o amor, respeito e valorização.

Para continuar com a comemoração do dia da mulher, à noite houve o diálogo com e  para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre “Pequena grande mulher: diálogo com Meirinha sobre mulheres (in)visíveis”.

Foi um momento extremamente importante, uma vez que Meire Joice, carinhosamente apelidada por “Meirinha” trouxe no seu diálogo o contexto histórico do dia da mulher entrelaçado, com a sua história de exemplo de superação, uma mulher filha de lavadeira e faxineira, com 34 anos, 98 centímetros, 24 quilos. Meirinha sofreu discriminação, a primeira foi na escola, mas afirma que nunca se desanimou com os desafios encontrados ao longo do caminho que eles serviram de estímulo para galgar o sucesso na vida, vencendo a discriminação por ser mulher e ainda as dificuldades relacionadas à limitação física.

Hoje, Meirinha é vereadora que vem pensando e realizando audiências públicas, tomadas de providências, projetos relacionados com as demanda soiciais: mulher, estudantes universitários, férias dos vereadores, dentre outras mais temáticas.

Durante o diálogo, Meirinha trouxe à tona várias reflexões, principalmente para os homens, o respeito do amor, respeito e valorização da mulher, sem falar na interação com os estudantes.

Meirinha com a sua história de vida e superação conseguiu despertar nos estudantes a importância da construção de sonhos futuros.

Acompanhem esse lindo momento através das imagens:

Jucileide-07

Jucileide-03

Jucileide-01

Jucileide-06

Jucileide-02

Jucileide-04

Jucileide-05

Jucileide-08

Texto e imagens: Jucileide Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove − = 7