«

»

Professor: protagonista do incentivo à leitura na escola

Ler é uma ferramenta importante para a emancipação social e política.

(Jucileide Pereira)

Existem várias maneiras de incentivar a leitura, e a performance é uma delas para a recepção da leitura com prazer, desde a mais tenra idade.

Daniela -03

Pensando nisso, a professora Daniela Sousa vem incentivando a leitura nas turmas de Educação Infantil na Escola Rural de Itapicuru-Irecê-BA, a partir da voz e voz poética, assim existe a presença em tempo real dos personagens encantando aos leitores. Esta prática no contexto escolar possui grande  relevância social, uma vez que  a leitura  sendo proporcionada pelo deleite e prazer, também se transforma em uma ferramenta para acesso ao conhecimento.

Daniela -01Em suma, as diversas performances utilizadas pela professora Daniela durante a contação de histórias abre um leque de resultados positivos para todos os anos escolares, principalmente porque existe uma voz viva que emerge no silêncio essencial para efetivar a contação, ainda perpassa por um caminho que se espraia no tempo e no espaço, expandindo para além do corpo que se anuncia e pronuncia.

Daniela -06

É nos espaços escolares que figura um bom lugar para construir uma consciência acerca da importância de ler, graças às mediações tecnológicas a leitura parece muito real. Dessa forma, o papel dentro da escola de incentivar o prazer pela leitura cabe ao professor. O professor como incentivador pode atuar desenvolvendo no decorrer de suas aulas, leituras compartilhadas e leituras livres para atrair aos estudantes.
Daniela -04Neste percurso, a professora promove mais do que o ver e interpretar nos momentos de contação de história, ela faz uma contação performática, entra corporalmente na cena. Habita no tempo/espaço, se posicionar no espaço desse diálogo entre o narrador e o leitor, aproximando do cenário da história, bem como desperta o saber/sabor pelo sentir do que estão ao seu redor, os elementos da história.

Daniela -05

 

Texto: Jucileide Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


seis × 6 =