«

»

O JOGO COMO CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM

A escola cada vez mais tem se preocupado em atender a formação humana do outro, respeitando o ritmo de cada uma, valorizando assim, a motivação pessoal e o jogo é um ótimo instrumento.

Pensando nisso, a professora Daniela Sousa Santos durante as aulas de Educação Física vem desenvolvendo junto aos alunos os jogos de mesa, a dama com o objetivo não só de distração, contudo como um instrumento de exercício intelectual para atender uma complexidade em movimento, que vai além da memória, contudo, uma prática que permite a interação/integração, permitindo assim, uma concentração para refletir e desenvolver a rapidez no raciocínio lógico.

Blog -2017

Foi um momento lindo de compartilhamento e harmonia entre todos os que se encontravam dispostos nas mesas, uma vez que, o tempo/espaço foi significativo, os olhinhos brilharam, quando a diretora sentou junto com os alunos para jogar junto com, ficaram empolgados, pois estavam ensinando a diretora a montar estratégias para não deixar o adversário ganhar, sem falar que eu estava no momento da jogada.

Blog -2017-02

Blog -2017-03

Percebi que estavam felizes, haja vista que naquele momento estavam exercendo certo poder sobre a diretora, bem como com outros alunos que não sabiam. No percorrer, ajudaram a diretora a desenvolver o raciocínio na busca de meios adequados para alcançar o sucesso; organizaram junto muitos elementos para vencer o adversário, a imaginar futuros lances, prever as consequências da jogada de uma pedra errada e tomar decisões para resolver problemas.

Blog -2017-01

Blog -2017-05

Blog -2017-04

Então, foi notável uma satisfação plena durante os jogos, no que tange à aquisição do julgamento moral, a prática do ganhar e do perder, formação do caráter, Além disso, o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, solidariedade, compartilhamento, autoconfiança, e, principalmente, a sublimação da agressividade.

 

Texto: Jucileide Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito + = 17