«

»

O BRINCAR COMO FERRAMENTA PRINCIPAL DA APRENDIZAGEM…UM ENCANTAMENTO

Blog 2017-17

Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
Viver e não ter a vergonha de ser feliz…

Gonzaguinha

Esse trecho acima da música de Gonzaguinha me inspira a cada dia mais buscar desenvolver um trabalho nas turmas de creche (02 anos) que desperte um encantamento desde cedo por um fazer a partir do brincar, com o objetivo de despertar o prazer pela escola, bem como fortalecer a formação de futuros adultos felizes.

A resposta e a pureza das crianças devolvidas com os trabalhos desenvolvidos na sala de aula nos permitem poder sonhar e acreditar com uma geração de pessoas mais humanas e felizes porque a escola foi promotora de tal motivação. Assim, o brincar também possui essa finalidade, além de contribuir com a aprendizagem significativa, uma vez que durante o brincar a criança desenvolve e demonstra as múltiplas  inteligências.

Blog 2017-16

O momento do brincar é momento de magia e encantamento, as crianças vivem o cotidiano através da ficção, dessa forma as possibilidades da construção do conhecimento saem do campo ficcional para o real, o como se (Humberto Eco) entra em cena trazendo um novo mundo à tona a partir de atividades que parecem simples.

Assim, aconteceu com a aula realizada no dia 20 de fevereiro com a professora Daniela Sousa Santos no grupo 02 da Escola Rural foi realizada a atividade com alinhavos e amarração de sapatos construídos em papelão bem colorido, os quais chamaram a atenção das crianças, além da concentração, o alinhavo objetivou desenvolver a motricidade fina, coordenação viso-motora e localização espacial, etc. Isso por ser uma tarefa que exigiu grande movimentação nos dedinhos.

Acompanhe essa atividade através das imagens:

Blog 2017-12

Blog 2017-13

Blog 2017-14

Blog 2017-15

Blog 2017-18

Texto:  Jucileide Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + sete =