«

»

(RE)ORGANIZAÇÃO DO VIVEIRO PARA INICIAR AS HORTAS E REPRODUÇÃO DE MUDAS

TODOS OS NOSSOS ESPAÇOS SÃO APRENDENTES: (RE)ORGANIZAÇÃO DO VIVEIRO PARA INICIAR AS HORTAS E REPRODUÇÃO DE MUDAS

Jucileide-36

Quando pensamos em uma educação mais humanizada e sustentável, o primeiro passo é transformar todos os lugares da escola em espaços aprendentes, visto que eles são confirmados em espaços aprendentes a partir dos usos pelas as pessoas.

Partindo desse princípio é que no dia 13 de fevereiro do ano de 2017, a Escola Municipal José Francisco Nunes iniciou os trabalhos em torno dos projetos de educação ambiental da escola, estas ações vêm se fortalecendo ao longo dos anos com a parceria do Instituto Brasil Solidário (IBS), visando a construção de uma educação mais humanizadora e sustentável.

Jucileide-38

Para tanto, fez-se necessário desenvolver um trabalho colaborativo com estudantes e professores, a fim de transformar o espaço, o trabalho foi sob a orientação e coordenação da professora Sônia Maria Machado com desejo de (re)organizar e  preparar o espaço destinado à horta escolar.

Pensando nessa transformação, os alunos compareceram à escola neste dia no turno oposto para experienciar fazeres, a escola foi uma verdadeira ebulição, os estudantes considerados como os ”que não sabem nada” e/ou os que “não querem fazer nada” são os que estão predispostos à execução de tarefas extraescolares com prazer e envolvimento, assim como dizer que não sabem nada ou fazem nada?

Jucileide-37

Dessa forma, faz-se necessário pensar na multiplicidade de ações que os estudantes podem fazer fora da sala de aula, considerando o itinerário de cada um. Eles sabem muito e precisam demonstrar através dos saberes e fazeres que se tecem continuadamente

Texto: Jucileide Pereira e Osvaldo Rocha

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um + = 4