«

»

LER POR PRAZER É O NOSSO OBJETIVO…PROJETO 30 MINUTOS PELA LEITURA!

As portas e as janelas abertas para o mundo da imaginação…vamos voar?

Jucileide-23

É com este convite acima que abrimos o nosso “Projeto 30 minutos pela leitura”, além da leitura realizada cotidianamente em sala de aula, participamos também do evento mensal do Instituto Brasil Solidário – IBS uma atividade do “Projeto 30 Minutos pela leitura” realizado sempre na 3ª quarta-feira do mês, nesta edição o momento foi realizado em frente à biblioteca de Itapicuru/Irecê/BA, uma grande tenda foi armada, com exposição dos diversos livros no tapete, personagens em caixas de papel. O espaço estava colorido com as imagens dos livros, as quais pareciam saltitar de alegria, as folhas esvoaçavam felizes, os livros ganharam vida.

Cada livro, uma história diferente que tecia uma grande colcha de retalhos, de certa forma esta colcha representava a identidade leitora de cada um.

No primeiro momento, montamos uma tenda, organizamos árvore literária  colocamos alguns livros de diferentes gêneros textuais, para que os alunos não se sentissem na obrigação de ler, uma vez que a leitura não suporta imperativo, então os livros foram selecionados pensando no gosto leitor de cada um,  muitos leitores consideraram os livros  interessantes. Percebemos que os mesmos ficaram curiosos e interessados em lê-los.

Os alunos do ensino fundamental I e II participaram de um momento de leitura, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura, ler por prazer, para voar na imaginação.

No segundo momento houve a contação de uma história pela gestora da escola, Jucileide Lima, por título “Os Lacinhos de Bilú”.  A atenção foi geral, pairou um silêncio para ouvir a história e observar as caras e bocas durante a contação. Momento lindo de apreciação, o que mais encantou foi quando o aluno, Fael Rodrigues do primeiro ano se pronunciou “pró, por favor, conta mais uma!”. Foi uma solicitação encantadora.

No decorrer houve o reconto oral da história “A menina bonita do laço de fita” pela aluna Tadhila Ramos do 1º ano.

No terceiro momento, foi a participação dos alunos e professores do fundamental II, se dedicaram 30 minutos pela leitura. Durante o percurso foi possível perceber o interesse de muitos leitores, mas para que tenhamos êxito, existe um grande caminho a percorrer, uma vez que recebemos alunos de outras escolas que não possuem o hábito, assim ainda não tem a motivação tão desejada.

Assim, é fundamental destacar a importância/necessidade da leitura enquanto instrumento de transformação humana e acadêmica. Por isso, faz se necessário o fortalecimento desse projeto de leitura, ou seja, precisamos desenvolver estratégias dinâmicas que instiguem os alunos a amarem continuadamente/verdadeiramente o mundo da leitura.

Acompanhem através das imagens esse momento tão especial!

Jucileide-28

Jucileide-18

Jucileide-19

Jucileide-20

Jucileide-21

Jucileide-22

Jucileide-24

Jucileide-25

Jucileide-26

Jucileide-27

Jucileide-29

Texto:

Celma Alecrim: Gestora da biblioteca

Jucileide Pereira:Gestora da escola

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 + quatro =