«

»

Arrasta Pé da Educação: resultado do Concurso de Quadrilhas 2016

Saiu o resultado do Concurso de Quadrilhas Arrasta Pé da Educação do IBS 2016! Recebemos inscrições referentes aos municípios de São Gabriel (BA), Tracuateua (PA), e Cabaceiras (PB).

Pelos vídeos e relatórios enviados, os jurados puderam ver toda a beleza, animação e dedicação de alunos e professores para fazer dessa festa tradicional brasileira um momento de aprendizagem e integração da escola com a família.

A criatividade no reaproveitamento de materiais foi um dos pontos altos das festas! Figurinos bem elaborados, ideias muito afinadas com os conceitos de sustentabilidade e realização da sequência didática do São João Literário integrando diversas linguagens da grade curricular de ensino!

Seguindo o regulamento do Concurso Arrasta Pé da Educação 2016, duas quadrilhas do São João Literário 2016 tiveram nosso reconhecimento durante o III Encontro Nacional Brasil Solidário, na cidade de Lençóis, na Bahia: uma do Ensino Fundamental I e a outra do Fundamental II.

E as quadrilhas ganhadoras de 2016 são:

  • Categoria Fundamental I: Quadrilha Arrocha Guri da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Neuly Dourado, em Cabaceiras, Paraíba!
  • Categoria Fundamental II: Quadrilha Literária Taperoá na Roça, com o tema O Auto da Compadecida: fé, cultura e tradição num cordel cheio de emoção, da Escola Júlia da Silveira Gomes, em Tracuateua, Pará!

Parabéns às quadrilhas campeãs!

E parabéns à todos os concorrentes, pois foi muito difícil escolher entre tantos trabalhos primorosos. Inclusive este ano aconteceu um caso de empate entre as quadrilhas finalistas na categoria Fundamental I e, segundo o regulamento, o critério de desempate foi o maior número de curtidas nas postagens realizadas no Blog IBS!

Ano que vem tem mais!

Confira as fotos das quadrilhas ganhadoras e das concorrentes!

Premiação na categoria fundamental I da Quadrilha Arrocha Guri, da Escola Municipal Maria Neuly Dourado, de Cabaceiras/PB!

Premiação na categoria Fundamental I: Quadrilha Arrocha Guri, Escola Municipal Maria Neuly Dourado, Cabaceiras, Paraíba

Quadrilha Arrocha Guri, da Escola Municipal Maria Neuly Dourado, em Cabaceiras/PB.

Quadrilha Arrocha Guri, Escola Municipal Maria Neuly Dourado

Apresentação da Quadrilha Arrocha Guri.

Apresentação da Quadrilha Arrocha Guri

Apresentação Municipal da Quadrilha Arrocha Guri, em Cabaceiras/PB.

Apresentação Municipal da Quadrilha Arrocha Guri, em Cabaceiras, Paraíba

Premiação na Categoria Fundamental II, Quadrilha Literária Taperoá na Roça, com o tema “O Auto da Compadecida: fé, cultura e tradição num cordel cheio de emoção”, da Escola Júlia da Silveira Gomes, de Tracuateua/PA.

Premiação na Categoria Fundamental II: Quadrilha Literária Taperoá na Roça, Escola Júlia da Silveira Gomes, Tracuateua, Pará

Marcador da Quadrilha  Literária Taperoá na Roça, Professor Luciano Osório. Homenagem ao palhaço que narra a história do Auto da Compadecida. Na roupa do palhaço utilizamos os seguintes materiais para sua  confecção: sacolas plasticas nas mangas, tecido de guarda- chuva velhos, botões de garrafa pet, o restante da blusa de serapilheira tecido muito utilizado nos festejos juninos. Escola Júlia da Silveira Gomes, Tracuateua/PA.

Marcador da Quadrilha Literária Taperoá na Roça, o Professor Luciano Osório

Quadrilha Literária Taperoá na Roça, dançou e levantou poeira!

Quadrilha Literária Taperoá na Roça dançou e levantou poeira

Painéis utilizados como cenários da Quadrilha Literária Taperoá na Roça.!

Painéis utilizados como cenário da Quadrilha Literária Taperoá na Roça

Quadrilha Arrasta Pé com Elias José, da Escola José Antônio da Rocha, em São Gabriel/BA.

Quadrilha Arrasta Pé com Elias José, da Escola José Antônio da Rocha, São Gabriel, Bahia, foi finalista do Concurso

A Escola José Antônio da Rocha, de São Gabriel, Bahia, trabalhou de forma bem diversificada. Além de se basear nos livros de Elias José, foram realizadas atividades com xilogravura, trava-línguas, poesia, livros ilustrados e tudo culminou com uma grande festa denominada “Forrobodó do Elias José”.

A Quadrilha Arrasta Pé com Elias José foi finalista do Concurso de Quadrilhas e empatou com a Quadrilha Arrocha Guri, de Cabaceiras, e só conseguimos chegar à vencedora obedecendo ao critério de desempate: maior número de curtidas nas postagens realizadas pelas quadrilhas no Blog IBS.

Apresentação da "Quadrilha Arrasta Pé co Elias José".

Apresentação da Quadrilha Arrasta Pé com Elias José

Quadrilha Vira e Mexe com Maluquinho, da Escola Municipal Manoel Honorato de Souza, povoado de Baixão dos Honoratos, município de São Gabriel/BA. Finalista do Concurso Arrasta Pé da Educação 2016.

Quadrilha Vira e Mexe com Maluquinho, da Escola Municipal Manoel Honorato de Souza, São Gabriel, Bahia, também finalista do Concurso

Este ano o São João Literário foi destinado aos festejos dos movimentos culturais,  homenageando os escritores Maurício de Souza e Ziraldo e as escritoras Cecília Meireles e Cora Coralina.

Quadrilha Mexemexe da Reciclagem homenageou as escritoras Cecilia Meireles e Cora Coralina

Todo este trabalho só foi possível de se realizar e alcançar os resultados e metas planejadas através do envolvimento de todas as equipes escolares e da parceria entre o Instituto Brasil Solidário – IBS com os Municípios de Tracuateua, Cabaceiras e São Gabriel e, claro, de todas as comunidades.

Mostrando que mais uma vez  que Juntos Construímos!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − quatro =