«

»

Quadrilha Literária Taperoá na Roça

 Quadrilha Literária Taperoá na Roça – Escola Júlia da Silveira Gomes

Tema: “O Auto da Compadecida: fé, cultura e tradição num cordel cheio de emoção”

13495080_10210082302119907_1486146413696794418_n

Iniciamos as atividades para o Concurso Arrastapé da Educação 2016 do IBS no mês de maio ao realizar o primeiro encontro das equipes responsáveis pelas áreas de Incentivo à Leitura, Arte e Cultura, Educomunicação e Geração de Renda. Nesta reunião realizamos a escolha da obra literária, “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, e definição do calendário para realização das atividades.

Primeiro encontro das equipes responsáveis pelas áreas de: Incentivo à Leitura, Artes e Cultura, Educomunicação e Geração de Renda. Para escolha da obra da literária e definição do calendário de realização das atividades.

Primeiro encontro das equipes responsáveis

Responsáveis de cada área:

1) Incentivo à Leitura: Nilma Casseb, Cleide Silva e Felipe Osório

2) Arte e Cultura: Gerson Mesquita, Cássia Ribeiro e Ali.

3) Educomunicação: Thássio Roots

4) Geração de Renda: Nonato Andrade, Lucilene Melo, Gisele, Jucileia e Clebson.

Com a escolha da obra “Auto da Compadecida”, Ariano Suassuna, e definição das equipes por área, iniciamos as nossas atividades com a apresentação fílmica da obra para as turmas da 6º ano, 7ª e 8ª série.

Apresentação fílmica da obra "Auto da Compadecida".

Apresentação fílmica da obra “Auto da Compadecida”

Baseado na sequência didática do São João Literário, material disponibilizado pelo Instituto Brasil Solidário – IBS, após o planejamento dos professores das áreas curriculares de Língua Portuguesa, Estudos Amazônicos, Educação Física, Língua Inglesa e com a parceria da coordenadora da sala de leitura, iniciamos em sala de aula as atividades interdisciplinares mostrando mais uma vez a importância do trabalho realizado através do protagonismo do aluno, “quando ele participa de todas as ações de um projeto do planejamento à sua culminância. Trabalhar a sequência didática do São João Literário com nossos alunos nos proporcionou um estudo amplo da nossa cultura e conseguimos ir muito além dos tradicionais festejos juninos, proporcionando para todos uma aprendizagem significativa”.

Iniciando as atividades com os alunos: planejamento do projeto, apresentação da obra e definição das atividades do grupo.

Iniciando as atividades com os alunos: planejamento do projeto, apresentação da obra e definição das atividades do grupo

Apresentamos a literatura para os alunos envolvidos no projeto e discutimos a temática da obra com eles. Assim, eles puderam conhecer o enredo da história e os aspectos sociais da narrativa, como também tiveram conhecimento sobre o autor homenageado Ariano Suassuna, um escritor nascido em João Pessoa, Paraíba, grande defensor da cultura da sua região.

Dentro do calendário das atividades, a equipe de Educomunicação, junto com os narradores realizaram a gravação do histórico da quadrilha e dos três atos da apresentação teatral realizada dentro da coreografia ainda no mês de maio.

A equipe de Educomunicação e de narradores na gravação do histórico e dos três atos.

A equipe de Educomunicação e de narradores na gravação do histórico e dos três atos

“O auto da compadecida” é uma peça teatral em forma de “Auto”, gênero da literatura que trabalha com elementos cômicos e tem intenção moralizadora. É um drama nordestino apresentado em três atos. Contém elementos da literatura de cordel e está inserido no gênero da comédia se aproximando, nos traços, do barroco católico brasileiro. Trabalha com a linguagem oral e apresenta também regionalismo através da caracterização do nordeste.

A peça trata, de maneira leve e com humor, do drama vivido pelo povo nordestino: acuado pela seca, atormentado pelo medo da fome e em constante luta contra a miséria. Traça o perfil dos sertanejos nordestinos que estão submetidos à opressão e subjugados por famílias de poderosos coronéis donos da terra. Nesse contexto, o personagem de João representa o povo oprimido que tenta sobreviver no sertão, utilizando a única arma do pobre: a inteligência.

Ainda dentro do nosso calendário iniciamos a construção e confecção dos elementos do cenário como os nossos maravilhosos painéis, onde contamos com a parceria da SEMED através dos artistas Gerson e Ali mostrando que, juntos, realizamos sempre o melhor trabalho.

O artista Gerson Mesquita em ação.

O artista Gerson Mesquita em ação

O artista Ali iniciando a pintura do painel.

O artista Ali iniciando a pintura do painel

Cenários da nossa quadrilha!

Cenários da nossa quadrilha

Assim, depois da realização de todas as atividades planejadas, chegamos ao grande dia da culminância do Projeto São João Literário 2016 desenvolvido através da parceria com o IBS, o qual promove o incentivo à leitura nas festas juninas tradicionais, criando novas oportunidades de aprendizagem para toda a comunidade.

Agora apresentamos a Quadrilha Literária Taperoá na Roça.

Ficha Técnica da Quadrilha

Responsável: Cleide Silva e Felipe Santos

Coreógrafo: Nonato Andrade

Figurino: Cássia Ribeiro

Marcador: professor Luciano Osório, uma homenagem ao palhaço que narra a história do Auto da Compadecida. Na roupa do palhaço utilizamos os seguintes materiais para sua confecção: sacolas plásticas nas mangas, tecido de guarda-chuvas velhos, botões de tampa de garrafa PET, o restante da blusa de serapilheira tecido muito utilizado nos festejos juninos.

Turmas envolvidas no projetos: Alunos do 6º ano à 8ª série

Coordenação: Lucilene Melo e Janilma Casseb

A quadrilha foi dividida em três atos:

1º ato: O enterro da cachorra.

2º ato: O ataque do bando de lampião.

3º ato: O julgamento final.

Começando o espetáculo...Quadrilha Junina Taperoá na Roça!

Começando o espetáculo: Quadrilha Literária Taperoá na Roça

Marcador da quadrilha professor Luciano Osório. Homenagem ao palhaço que narra a história do Auto da Compadecida. Na roupa do palhaço utilizamos os seguintes materiais para sua  confecção: sacolas plasticas nas mangas, tecido de guarda- chuva velhos, botões de garrafa pet, o restante da blusa de serapilheira tecido muito utilizado nos festejos juninos.

Marcador da quadrilha: professor Luciano Osório

1º Ato: O enterro da cachorra.

1º Ato: O enterro da cachorra.

Detalhe da rede da cachorra, utilizada para o seu enterro.

Detalhe da rede da cachorra utilizada para o seu enterro

2º Ato: o ataque do bando de Lampião.

2º Ato: o ataque do bando de Lampião.

0641e8db-8efd-4545-9ded-59531fea34beb4c2d07b-54bd-470e-9b79-f353edc32c5e

3º Ato: O julgamento final.

3º Ato: O julgamento final

e2d0cebd-1b5e-4a14-b145-d92dd2a7ac54

Nossa Senhora

Nossa Senhora

Padre João

Padre João

Padeiro, Dora, Bispo, Padre João, Severino.

Padeiro, Dora, Bispo, Padre João e Severino

E começa...Quadrilha Literária Taperoá na Roça, dançou e levantou poeira!

Quadrilha Literária Taperoá na Roça dançou e levantou poeira

35b27598-20ad-411d-9377-a6475764c8b3

O casal de noivos da quadrilha...Detalhe para mais uma parceria com a comunidade o buquê  das flores da noiva foi confeccionado com garrafas pet por uma artesã da nossa região da chapada.

Noivos da quadrilha: buquê de flores confeccionado com garrafas PET por uma artesã da comunidade

Dançarinos e seus figurinos: Os meninos de cangaceiros e as meninas de mulheres rendeiras, todas os figurinos foram confeccionados na oficina de Geração de Renda.

Figurinos confeccionados na oficina de Geração de Renda: meninos de cangaceiro e as meninas de mulher rendeira 

A festa foi bonita...a dança foi alegre...e a noite foi só emoção!

A festa foi bonita, a dança foi alegre e a noite foi só emoção

Assim, o projeto da nossa “Quadrilha Literária Taperoá na roça” concebido dentro das ações do Projeto São João Literário, foi desenvolvido em três etapas: o estudo das tradições juninas (a dança: quadrilha), realização das sequências didáticas de leitura com o estudo da obra “Auto da Compadecida” e do gênero literário “Auto” e da apresentação dos trabalhos desenvolvidos (culminância).

Todo este trabalho só foi possível de se realizar e alcançar os resultados e metas planejadas através do envolvimento de toda equipe escolar e da parceria com o Instituto Brasil Solidário – IBS, SEMED Tracuateua e, claro, da nossa comunidade.

Mostrando que mais uma vez  que Juntos Construímos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

  1. RUTE GOMES DE SOUZA PINHEIRO

    PODERIA ENVIAR O ROTEIRO PARA MEU EMAIL? O ROTEIRO DA QUADRILHA LITERÁRIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 5