Quadrilha Literária Taperoá na Roça – Escola Júlia da Silveira Gomes
Tema: “O Auto da Compadecida: fé, cultura e tradição num cordel cheio de emoção”
Iniciamos as atividades para o Concurso Arrastapé da Educação 2016 do IBS no mês de maio ao realizar o primeiro encontro das equipes responsáveis pelas áreas de Incentivo à Leitura, Arte e Cultura, Educomunicação e Geração de Renda. Nesta reunião realizamos a escolha da obra literária, “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, e definição do calendário para realização das atividades.
Responsáveis de cada área:
1) Incentivo à Leitura: Nilma Casseb, Cleide Silva e Felipe Osório
2) Arte e Cultura: Gerson Mesquita, Cássia Ribeiro e Ali.
3) Educomunicação: Thássio Roots
4) Geração de Renda: Nonato Andrade, Lucilene Melo, Gisele, Jucileia e Clebson.
Com a escolha da obra “Auto da Compadecida”, Ariano Suassuna, e definição das equipes por área, iniciamos as nossas atividades com a apresentação fílmica da obra para as turmas da 6º ano, 7ª e 8ª série.
Baseado na sequência didática do São João Literário, material disponibilizado pelo Instituto Brasil Solidário – IBS, após o planejamento dos professores das áreas curriculares de Língua Portuguesa, Estudos Amazônicos, Educação Física, Língua Inglesa e com a parceria da coordenadora da sala de leitura, iniciamos em sala de aula as atividades interdisciplinares mostrando mais uma vez a importância do trabalho realizado através do protagonismo do aluno, “quando ele participa de todas as ações de um projeto do planejamento à sua culminância. Trabalhar a sequência didática do São João Literário com nossos alunos nos proporcionou um estudo amplo da nossa cultura e conseguimos ir muito além dos tradicionais festejos juninos, proporcionando para todos uma aprendizagem significativa”.

Iniciando as atividades com os alunos: planejamento do projeto, apresentação da obra e definição das atividades do grupo
Apresentamos a literatura para os alunos envolvidos no projeto e discutimos a temática da obra com eles. Assim, eles puderam conhecer o enredo da história e os aspectos sociais da narrativa, como também tiveram conhecimento sobre o autor homenageado Ariano Suassuna, um escritor nascido em João Pessoa, Paraíba, grande defensor da cultura da sua região.
Dentro do calendário das atividades, a equipe de Educomunicação, junto com os narradores realizaram a gravação do histórico da quadrilha e dos três atos da apresentação teatral realizada dentro da coreografia ainda no mês de maio.
“O auto da compadecida” é uma peça teatral em forma de “Auto”, gênero da literatura que trabalha com elementos cômicos e tem intenção moralizadora. É um drama nordestino apresentado em três atos. Contém elementos da literatura de cordel e está inserido no gênero da comédia se aproximando, nos traços, do barroco católico brasileiro. Trabalha com a linguagem oral e apresenta também regionalismo através da caracterização do nordeste.
A peça trata, de maneira leve e com humor, do drama vivido pelo povo nordestino: acuado pela seca, atormentado pelo medo da fome e em constante luta contra a miséria. Traça o perfil dos sertanejos nordestinos que estão submetidos à opressão e subjugados por famílias de poderosos coronéis donos da terra. Nesse contexto, o personagem de João representa o povo oprimido que tenta sobreviver no sertão, utilizando a única arma do pobre: a inteligência.
Ainda dentro do nosso calendário iniciamos a construção e confecção dos elementos do cenário como os nossos maravilhosos painéis, onde contamos com a parceria da SEMED através dos artistas Gerson e Ali mostrando que, juntos, realizamos sempre o melhor trabalho.
Assim, depois da realização de todas as atividades planejadas, chegamos ao grande dia da culminância do Projeto São João Literário 2016 desenvolvido através da parceria com o IBS, o qual promove o incentivo à leitura nas festas juninas tradicionais, criando novas oportunidades de aprendizagem para toda a comunidade.
Agora apresentamos a Quadrilha Literária Taperoá na Roça.
Ficha Técnica da Quadrilha
Responsável: Cleide Silva e Felipe Santos
Coreógrafo: Nonato Andrade
Figurino: Cássia Ribeiro
Marcador: professor Luciano Osório, uma homenagem ao palhaço que narra a história do Auto da Compadecida. Na roupa do palhaço utilizamos os seguintes materiais para sua confecção: sacolas plásticas nas mangas, tecido de guarda-chuvas velhos, botões de tampa de garrafa PET, o restante da blusa de serapilheira tecido muito utilizado nos festejos juninos.
Turmas envolvidas no projetos: Alunos do 6º ano à 8ª série
Coordenação: Lucilene Melo e Janilma Casseb
A quadrilha foi dividida em três atos:
1º ato: O enterro da cachorra.
2º ato: O ataque do bando de lampião.
3º ato: O julgamento final.

Figurinos confeccionados na oficina de Geração de Renda: meninos de cangaceiro e as meninas de mulher rendeira
Assim, o projeto da nossa “Quadrilha Literária Taperoá na roça” concebido dentro das ações do Projeto São João Literário, foi desenvolvido em três etapas: o estudo das tradições juninas (a dança: quadrilha), realização das sequências didáticas de leitura com o estudo da obra “Auto da Compadecida” e do gênero literário “Auto” e da apresentação dos trabalhos desenvolvidos (culminância).
Todo este trabalho só foi possível de se realizar e alcançar os resultados e metas planejadas através do envolvimento de toda equipe escolar e da parceria com o Instituto Brasil Solidário – IBS, SEMED Tracuateua e, claro, da nossa comunidade.
Mostrando que mais uma vez que Juntos Construímos!
1 comentário
RUTE GOMES DE SOUZA PINHEIRO
26 de abril de 2017 em 13:21 (UTC -3) Link para este comentário
PODERIA ENVIAR O ROTEIRO PARA MEU EMAIL? O ROTEIRO DA QUADRILHA LITERÁRIA