«

»

30 Minutos pela Leitura: começando 2016

30min_pela_leitura_20mar2013-150x150

O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na escola no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas, projetos e ações é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam em plena harmonia.

Organização da sala para atividade do "Livro Argolado"...Tapete Literário e palanquinho!

Organização da sala para acolher os alunos no primeiro dia de aula: atividade do livro argolado

O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas – como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma etc. E será nesses primeiros dias letivos tão importantes que acontecerá a primeira edição do Projeto 30 Minutos pela Leitura no ano de 2016.

Projeto 30 minutos pela Leitura

O Projeto 30 Minutos Pela Leitura nasceu como mais uma atividade diferenciada e coletiva de leitura onde todos, desde a Educação Infantil até os alunos do Ensino Fundamental I e II, professores, funcionários e equipe da gestão escolar estão sendo incentivados a desenvolver o gosto pela leitura. Todos que estão na escola participam das atividades e dedicam 30 minutos de seu tempo para a leitura visando, além das ações internas em cada escola, o intercâmbio de ações e ideias entre as escolas parceiras do Instituto Brasil Solidário – IBS.

11051864_778019732306001_7957152493065863981_oObjetivo

O principal objetivo do projeto é despertar a vontade de ler, o gosto pela leitura como fonte de prazer, conhecimento, cultura e informação. Procuramos ainda exercitar a prática intensa de leitura na escola, que cultive o desejo de ler. Buscamos também formar cidadãos capazes de ler e compreender os diferentes textos com os quais se defrontam e aproximar pessoas e leituras e os tornar familiares, “condição fundamental para proporcionar uma leitura fluente e produção de textos eficazes e coerentes”.

Mar de histórias com as crianças...

Mar de histórias com as crianças

Metodologia

  • Uma vez por mês desenvolvemos junto às escolas um evento coletivo de 30 Minutos pela Leitura;
  • Todas as escolas parceiras do Instituto Brasil Solidário – IBS – desenvolverão as atividades de leitura, sempre no mesmo horário e dia, de forma coletiva;
  • Os professores e o gestor da biblioteca ficarão responsáveis em auxiliar e organizar o momento de leitura, junto com a coordenação pedagógica da escola durante os dias de planejamento; assim tudo já estará devidamente organizado para o dia do evento;
  • Podem ser realizadas atividades como leitura silenciosa, árvore literária, contação de histórias, teatro de bonecos e de sombras, baú da leitura, varal de poesias, cordel, textos informativos e tantas outras atividades que já realizamos com sucesso nas escolas.
  • Oferecer a oportunidade de realizar leituras curtas e dinâmicas, como revistas e jornais, num espaço aconchegante, especialmente destinado para a prática.

Calendário

As atividades deverão acontecer sempre na 3ª quarta-feira do mês.

Acompanhem o nosso calendário das ações do Projeto 30 Minutos pela Leitura para o ano letivo de 2016:

Mês

Data

Fevereiro

17

Março

16

Abril

20

Maio

18

Junho

15

Julho

20

Agosto

17

Setembro

21

Outubro

19

Novembro

16

Dezembro

21

Dica de atividade:

Roda de Leitura

Mar de Histórias...vamos mergulhar juntos!

Mar de Histórias: vamos mergulhar juntos

É na preparação das rodas de leitura e no contato com elas que os alunos vão estabelecendo uma relação diferenciada com a leitura, fortalecendo a leitura por prazer.

As rodas de leitura devem ser realizadas como uma atividade planejada e permanente de leitura na escola, abrindo conversa sobre as leituras que as crianças realizaram e ofertando espaço para que indiquem o livro que leram para um (ou alguns) colegas, levando em conta características do livro e preferências leitoras do(s) amigos(s).

Momento da indicação literária, onde cada aluno apresenta o seu livro e faz a propaganda.

Momento da indicação literária, onde cada aluno apresenta o seu livro e faz a propaganda literária

Essa atividade, ao ser inserida no cotidiano da classe, traz em si o potencial de ajudar a construir, na escola, uma comunidade de leitores e escritores, cujas crianças tenham múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, recomendar leituras e analisar as recomendações recebidas dos colegas a fim de seguir aquelas que lhes parecem mais interessantes desenvolvendo, ao longo desse processo, gostos e preferências por livros, gêneros e autores.

Roda de leitura...tema animais, uma atividade interdisciplinar envolvendo as áreas de incentivo à leitura e educação ambiental.

Roda de leitura com o tema animais: uma atividade interdisciplinar envolvendo as áreas de incentivo à leitura e educação ambiental

Objetivos

*Ampliar o repertório leitor;

*Interagir com o livro de maneira prazerosa;

*Compartilhar experiências leitoras;

*Confrontar interpretações;

*Estabelecer relações com outros textos;

*Ampliar os conhecimento acerca de um determinado autor;

*Ampliar os conhecimentos acerca de determinado gênero;

*Conhecer diferentes ilustradores e ilustrações;

Conteúdos

*Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento;

*Interesse por compartilhar opiniões, ideias e preferências acerca de livros lidos;

*Desenvolvimento de estratégias de argumentação, para defender ideias e pontos de vista sobre os livros lidos;

*Desenvolvimento de critérios de escolha e indicação de livros.

Público

Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II

Mais sugestões

Rodas de apreciação de um determinado gênero literário: o professor seleciona o gênero a ser discutido, podendo utilizar como critério de escolha aquele que tem sido menos retirado pelos alunos; o professor também pode selecionar livros que contemplem aquele gênero e suas possíveis variações (no caso de Poesia, por exemplo, o professor pode selecionar livros com diferentes tipos de poesia – concreta, com rimas, sem rimas, longas, curtas, etc).

O mural de "Boas Vindas" renova-se a cada atividade, tornando-se dinâmico e vivo!

Mural para a Roda de apreciação do gênero “Poesia”

Rodas Temáticas: apresente e aprecie histórias que causam medo; histórias que fazem rir; histórias que fazem chorar; histórias com animais; histórias de heróis etc. Escolha um convidado para “abrir” a roda, contando uma história relacionada ao tema em questão.

Zenaide SP - Blog 2016 14

Rodas de entrevista: convide um leitor experiente para ser entrevistado pelos alunos. Ele poderá falar sobre os livros que lia na infância, seus autores preferidos, sua relação com os livros, etc. Esta entrevista também pode ser feita com autores famosos e com as próprias crianças. Os livros que farão parte da roda, nesse dia, são os selecionados e indicados pelo entrevistado.

Em círculo e num ambiente onde o aluno consegue visualizar toda escola, conversamos sobre a importância da boa convivência escolar, sobre as regras e sobre nossas atitudes diárias. Posteriormente retornamos para a sala de aula para construção do cartaz coletivo das regras da turma.

Rodas de Entrevistas: com a participação da Professora Maria Lira como convidada para compartilhar suas experiências leitoras com as crianças

Rodas sobre o “objeto livro”: converse com os alunos sobre os diferentes tamanhos dos livros, suas cores, os tipos de capa, o número de páginas e sua textura, as informações que trazem (título, autor, ilustrador, editora, nota das orelhas e na contracapa, etc.).

Zenaide SP - Blog 2016 -31

Rodas sobre coleções: quais são as coleções preferidas da turma? Quais eles ainda não conhecem? Apresente, na roda, duas ou três coleções e fale sobre elas, incentivando os alunos a explorarem os livros e debaterem sobre o tema.

Assim, nosso principal objetivo na Roda de Leitura é despertar o imaginário e a criatividade, desfrutar momentos de encantamento e prazer, desenvolver o senso crítico, ampliar o repertório leitor e de vocabulário das nossas crianças.

Incentivo a Leitura - IBS 01

A leitura contribui significativamente para a formação do indivíduo, permite entrar em contato com um mundo desconhecido, viajar e conhecer lugares e épocas diferentes, ampliando a capacidade cognitiva de cada ser.

Convidamos todos vocês a postarem todas as atividades realizadas no Blog IBS: www.brasilsolidario.org.br/blog e nas demais redes sociais. Dessa forma poderemos realizar o acompanhamento das atividades desenvolvidas e o intercâmbio das ações entre as escolas participantes do programa.

Lembrando sempre que esse é o nosso principal objetivo, oferecer oportunidade para que todos possam aprender uns com os outros e multiplicar as boas ideias e ações realizadas em suas escolas.

Juntos Construímos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito × 5 =