«

»

Diversificando as ações do 30 Minutos pela Leitura

São muitas as possibilidades de ações que podemos realizar durante o 30 Minutos pela Leitura e, dentre algumas, a EMEF Venceslau Pereira Damasceno em Tamboril/CE neste mês de setembro trouxe para todos nós o trabalho com o jornal em sala de aula como gênero literário e jornalístico.

Cartaz localizado na entrada da Escola...divulgando o 30 minutos pela leitura mensal.

Cartaz localizado na entrada da Escola…divulgando o 30 minutos pela leitura mensal.

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação do jornal na escola. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal como um estímulo ao prazer de ler e vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs por parte dos leitores diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia, ou de dias anteriores.

A ideia é utilizar o jornal como um instrumento pedagógico, levá-lo para dentro da sala de aula, transformá-lo em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e formar cidadãos mais informados e participantes.

Estas ações e atividades trazem mais uma vez as diversas possibilidades de trabalhos realizados unindo ações das  áreas de Incentivo à Leitura e Educomunicação do Instituto Brasil Solidário – IBS  e o tanto que contribuem para o desenvolvimento pedagógico de nossos alunos.

Acompanhem um pouco das ações que foram desenvolvidas e observem o envolvimento e autonomia dos nossos alunos!

Nosso Jornal Venceslau... uma das nossas apresentadoras.

Nosso Jornal Venceslau: uma das nossas apresentadoras

Noticias quentinhas saindo direto da nossa televisão...

Notícias quentinhas saindo direto da nossa televisão

Utilizando o livro didático como suporte textual.

Utilizando o livro didático como suporte textual

O aluno como protagonista das ações de leitura.

O aluno como protagonista das ações de leitura

Atividades de pesquisa em grupo...momento da socialização das notícias!

Atividades de pesquisa em grupo: momento da socialização das notícias!

30 minutos pela leitura...com o nosso aluno leitor!

30 Minutos pela Leitura…com o nosso aluno leitor!

Além do nosso objetivo de incentivar a leitura, podemos destacar entre outros estes objetivos para a escolha do gênero jornalístico “jornal” como o nosso gênero literário deste mês:

Objetivos:

  • Estimular a comunicação e a interação do grupo.
  • Fornecer à escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
  • Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
  • Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
  • Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
  • Conhecer a estrutura geral de um jornal, como sua divisão em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marcam.
  • Conscientizar os alunos quanto à variedade de informações dos jornais.
  • Distinguir notícias de informes utilitários (ou serviços) e publicidade de classificados.
  • Oferecer aos alunos a informação de forma atualizada.
  • Aprimorar a leitura e a interpretação dos assuntos tratados, de forma crítica e reflexiva.

“Hoje é dia dos nossos alunos divulgarem notícias. Apareceram telejornais fantásticos no Jornal da Escola Venceslau.”

Parabéns criançada e professores da EMEF Venceslau Pereira Damasceno.

(Sandra Veras, Coordenadora Pedagógica)

#IBSJuntosConstruindoUmPaísdeLeitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito × = 56