«

»

I Jornada de Oficinas do Ponto de Cultura Anísio Teixeira

Entre os dias 21 a 24 de julho de 2015, a Secretaria Municipal de Educação de Irecê realizou, através do Ponto de Cultura Anísio Teixeira, a I Jornada de Oficinas. A referida atividade foi realizada no Espaço UAB/UFBA e possibilitou a participação de estudantes do Fundamental II da Rede Municipal de Irecê.

A referida Jornada teve a coordenação do professor Jefferson Maciel (Coordenador do Ponto de Cultura) e a ideia da organização de diversas oficinas é exatamente abrir um novo ciclo no Ponto de Cultura Anísio Teixeira, a fim de promover mais oficinas, cursos, palestras e outras possibilidades.

Nessa ação específica aconteceram quatro oficinas: Fotografia (Jefferson Maciel), Teatro (Roberto Alarcon), Xilogravura (Célio Rodrigues), Matemática Divertida, além de palestra sobre o uso consciente das redes sociais/internet e uma sessão de cinema.

Veja a ação de cada oficina/atividade:

  • Fotografia: Aula teórica de fotografia (luz, zoom, fundo, ISO, enquadramento, posturas do fotógrafo, etc). Numa próxima data será realizada saída fotográfica. As fotos tiradas pelos estudantes serão analisadas para possíveis orientações e correções, escolhendo assim as melhores para serem expostas nos murais.
  • Teatro: Criação de uma peça teatral, com gravação e edição de vídeo que posteriormente foi mostrado na Sessão de Cinema, podendo ser utilizado em reuniões, eventos e datas comemorativas.
  • Matemática Divertida: Jogos e brincadeiras com a utilização da matemática: tudo de maneira divertida e lúdica, proporcionando aos estudantes momentos incríveis e agradáveis de aprendizagem.
  • Xilogravura: Realização de oficina de xilogravura com tema livre, com intuito de propagar a técnica e possibilitar que essa ação se transforme futuramente numa oportunidade de geração de renda para os participantes.
  • Palestra Redes Sociais e Internet: reflexão, juntamente com os estudantes, sobre o uso consciente das redes sociais pelos jovens e as possíveis consequências do mau uso dessas ferramentas e das potencialidades, se bem utilizadas.
  • Sessão de Cinema: Realização de sessão de cinema com intuito de possibilitar um momento de reflexão e lazer para os estudantes inscritos na I Jornada de Oficinas do Ponto de Cultura Anísio Teixeira, com o filme “O garoto”, um episódio de Sarapatel e o resultado da oficina de teatro.

Vale ressaltar que em todas as oficinas/palestras tivemos a participação efetiva de monitores adolescentes e jovens do NUCA/SELO UNICEF.

Texto e Fotos: Jefferson Maciel

DSCN3968 (Medium) DSCN3974 (Medium) DSCN3975 (Medium)DSCN3984 (Medium)DSCN3991 (Medium) DSCN3996 (Medium)DSCN3767 (Medium) DSCN4002 (Medium)DSCN3875 (Medium) DSCN3801 (Medium) DSCN3792 (Medium) DSCN3773 (Medium) DSCN3886 (Medium) DSCN3888 (Medium) DSCN3895 (Medium) DSCN3905 (Medium) DSCN3911 (Medium) DSCN3926 (Medium) DSCN3933 (Medium) DSCN3823 (Medium) DSCN3832 (Medium) DSCN3835 (Medium)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− um = 8