«

»

Escola Noilde Ramalho…30 minutos pela leitura!

Um pouco das nossas atividades realizadas durante os nossos 30 Minutos pela Leitura realizado esta semana.

roda de leituraRoda de Leitura: atividade realizada utilizando o baralho “Era uma Vez”, material doado pelo Espaço de Leitura em parceria com o Instituto Brasil Solidário.

Desenvolvimento da atividade: a professora apresenta o baralho para as crianças e o objetivo da atividade. Distribui as cartas para os alunos que estão sentados em círculo e, assim, começamos a contar a história através das figuras presentes nas cartas do baralho. Todos os alunos permanecem atentos escutando uns aos outros e assim não perdem a sequência da história que permanece sendo construída coletivamente. Nesta atividade foram realizadas três rodadas de histórias e o gostoso é sempre ver que as histórias não se repetem. E as crianças, sempre pedem: de novo, de novo!

restauranteRestaurante Literário: atividade deliciosa que desperta o gosto e a vontade de alimentar-se da leitura.

Desenvolvimento da  atividade: nesta atividade oferecemos aos nossos alunos um delicioso e variado cardápio e, ao escolher uma destas delícias, são convidados a ouvir ou recitar em nosso restaurante.

Também desenvolvemos esta atividade com a presença de escritores locais pois sabemos e acreditamos na importância deste contato e troca entre autores, leitores e ouvintes!

Biblioteca 2014 200Restaurante Literário com a presença do autor e poeta José de Castro, autor de vários livros, entre eles “Poetrix”, uma obra que faz parte do acervo literário do PNBE.

SUPER-HERÓI

Eu também sei voar

nas asas

da imaginação.

(Poetrix, José de Castro)

Biblioteca 2014 168

Vestindo a História: “Flora”, uma obra de Bartolomeu Campos de Queirós!

Cada semente, como a poesia,

é um bilhete para viagens.

É uma porta aberta para desembaraçadas paisagens.

Flora cuidava com desvelo de cada semente.

Ela se via como diante de um sacrário vigiando ressurreição.

Dentro de cada origem dormiam florestas, bosques,

pomares, jardins e futuramente outras sementes.

A semente traz o antes e o depois.

Desenvolvimentismo da atividade: um tecido (um grande vestido) onde as crianças vestem a história.

Esta atividade pode ser desenvolvida de várias formas: as crianças vestem a história e a professora lê o livro ou conta a história. As crianças podem contar a história ao desenrolar do tecido. Um aluno pode ler ou contar a história…

Biblioteca 2014 205Vestindo a História: “Casaco de Retalhos”, com a presença ilustre de Luis Salvatore!

Biblioteca 2014 165“A escola, para muitos alunos, é sentida como uma prisão, mas, se os humanos são seres sonhadores por natureza, a prisão é atravessada por desejos implícitos e explícitos de voar. A nós, educadores, cabe a missão de mediar – trazendo livros e histórias em nossas vozes – o encontro dos alunos com os ‘rabos de arraia’, para que, assim, cada um tivesse a oportunidade de experimentar a felicidade que é voar”.

(Ilan Brenman)

E viva os 30 Minutos pela Leitura!

Por Zenaide Campos

Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, Natal/RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 + oito =