«

»

Programa de rádio “Mitos”

Programa Mitos

Esta atividade foi desenvolvida em sala de aula com os alunos do 6º ano da escola José Francisco Nunes. O objetivo deste trabalho era gravar um programa de rádio. Para isso os alunos, após algumas aulas sobre a importância da mitologia para o surgimento da filosofia, fizeram pesquisas sobre mitos, lendas, contos, etc. O resultado dessa pesquisa serviu de narração para a gravação no AUDACITY. Durante todo o processo os alunos foram os protagonistas, na pesquisa, na narração e na edição. O resultado dessa experiência foi um pequeno ensaio culminando com a gravação parcial do programa. Uma grande dificuldade encontra foi a falta de tempo e aulas fragmentadas devido aos feriados e atividades diversificadas que aconteceram na escola impossibilitando a conclusão plena do trabalho, pois temos um cronograma de conteúdos a ser trabalhado e as atividades práticas tomam muito tempo, já que são desenvolvidas nas aulas. Mas, um grande aspecto positivo que observamos é possibilidade de alguns alunos “pouco interessados” nos conteúdos também atuarem em outras etapas do processo. Um exemplo: alguns alunos não fizeram a pesquisa mas se prontificaram a ler ou narrar  o conteúdo pesquisado por outros colegas que, por motivo de vergonha ou inibição, não quiseram ler.

Então fica aí o registro de uma prática não satisfatória enquanto aos seus objetivos iniciais mas gratificante pelo seu desfecho enquanto ao processo de colaboração e trabalho em grupo.

 
Nelson Rodrigues da Cruz Jr
Prof. Filosofia
Esc. José Francisco Nunes
Itapicuru/Irecê/Bahia

 

2014-03-27 07.43.28 (Large)

2014-03-27 07.43.33 (Large) 2014-03-27 07.44.20 (Large) 2014-03-27 10.09.07 (Large) 2014-03-27 10.09.17 (Large)

 

Alunos editando suas locuções.

Alunos editando suas locuções.

 

1 comentário

  1. Carolina Lopes

    Oi Nelson, tudo bem?

    Permita-me discordar do desfecho de seu post quando diz que, em relação aos objetivos, a atividade não foi satisfatória…

    Os menos interessados, os que leram a pesquisa do outro grupo, provavelmente absorveram algum conteúdo e, se você persistir em atividades dinâmicas como essa, provavelmente se envolverão cada vez mais!

    Vc já experimentou relacionar a mitologia grega com heróis atuais? E a marca Nike, que todos amam (Niké, na mitologia grega, que é a Vitória), com a escultura Vitória de Samotrácia que se encontra no Louvre? (envio o link, para você ver como o desenho da logomarca se parece com as asas de Niké: http://bit.ly/V1Wqr9)

    São relações que podem despertar o interesse dos mais agitados…

    Quanto ao tempo, concordo contigo que é escasso para atividades práticas… no entanto, se você oferece aulas convencionais que não conquistam os alunos, esse tempo também acaba sendo “perdido” se eles não absorverem o conteúdo.

    Enfim, parabéns pela iniciativa! Até eu gostaria de ter participado desse projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 − = dois