«

»

20 de novembro,última etapa do ano de 2013 do Projeto 30 Minutos pela Leitura no 3º e 4º da Escola Rural

Mais adesão para construir um mundo de cidadão leitor!
SAM_1248
SAM_1246

 

Está confirmado que para implantar/implementar um trabalho efetivo de leitura exige adesão de vários outros para fortalecer os fios  e formar uma grande rede de leitura no nosso município e/ou país.Discursos estamos cheios, mas eles sozinhos não farão muita diferença, as ações coletivas promovem a tessitura de uma nova história leitora para transformar o mundo.

Por isso além de gostar não me canso de repetir o pensamento de Leahy(2006) que só conseguiremos plantar o primeiro parágrafo da mudança da história em um município ou país a partir da leitura.

E, é  por acreditar neste princípio que a última etapa do Projeto 30 Minutos pela Leitura foi marcado pela presença da agente de leitura da Fundação Pedro Calmon com a contação de histórias e empréstimo de livros. Também acompanha a leitura de 20 famílias cadastradas.Vale salientar que todos os alunos cadastrados já fazem da corrente de leitura da escola.

Neste dia foi muito interessante, marcado pela mistura de diversas vozes que aprenderam a ler já no finalzinho do ano. Muito interessante!Conseguiram colocar o que leram. O meu coração explodia de felicidades, pois aflorava naquele momento os frutos de um trabalho realizado ao longo de 9 meses com muitas dificuldades, mas valeu a pena, visto que, cada dificuldade foi transformada em um novo degrau.

E o mais importante de tudo isso não são apenas os resultados de leitura, mas parafraseando Thiollant(2005) melhor que resultados são as mudanças ocorridas nos planos políticos, sociais ou culturais no contexto que os cercam.

Embora estas mudanças sejam importantes/significativas elas precisam ser fortalecidas dia a dia para não cair no discurso vazio, contudo, para construir uma rede de leitores que transcendam com muita magnificência para o devir de um tempo marcado por diversas vozes que leem e tecem um novo a-con-tecer.

 

Texto:Jucileide Pereira

Foto: Hemilly Yorrana

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + seis =