«

»

Lançamento do Polo de Valoração e conquista de prêmio em Crateús/CE!!!

Pró-Catador_3

No dia 25 de novembro, foram anunciados os municípios ganhadores do 1º Prêmio Cidade Pró-Catador, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prêmio visa reconhecer as iniciativas municipais de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Crateús, município do sertão do Ceará, agora, é referência nacional com seu projeto Recicratiú, que conta com o apoio do IBS!

O projeto integra os catadores na coleta seletiva e em todo o ciclo dos materiais reaproveitáveis e recicláveis!

No dia 19 de novembro, Luis Salvatore e Danielle Haydée estiveram em Crateús para outro momento importantíssimo do município: o lançamento do Polo de Valoração de Materiais Recicláveis. O Polo de Valoração tem como objetivos o aperfeiçoamento da coleta seletiva e a implantação de um sistema de tratamento de resíduos sólidos que agregará valor aos recicláveis, gerando desenvolvimento econômico e socioambiental.

Durante o lançamento, os municípios da região foram convidados a integrar o Polo. Crateús já coleta 22 toneladas de resíduos recicláveis ao mês e, com o projeto, terá condições de propagar as ações para os municípios vizinhos.

Crateús conta com o apoio do Instituto Venturi para Estudos Ambientais na consultoria técnica para a implantação do projeto.

Parceiro do IBS, o Insituto Venturi oferece consultoria técnica para a implementação de um Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, além de oferecer o Programa de Capacitação em Educação Ambiental para os professores da rede pública de ensino.

Ministrado pela Profa. Dra. Arlinda Cezar, o curso tem 40 horas e já iniciou-se com o intuito de preparar as escolas e capacitar os professores para a nova realidade que se traduz num grande progresso socioambiental para a região.

Parte da coleta seletiva será realizada através das escolas por meio do Programa LEVE, sistema criado pelo IBS que possibilita o transporte dos resíduos recicláveis via ônibus escolar.

Com a implantação do Polo de Valoração de Materiais Recicláveis, uma nova e importante perspectiva está se desenhando para a região de Crateús, um município que têm avançado diariamente nas questões socioambientais!

Parabéns Crateús, por mais essas conquistas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 − dois =