«

»

Café Literário com Vinicius de Moraes do 3º e 4º ano da Escola Rural

A formação de leitores na escola não é somente papel do professor de língua Portuguesa, mas de todos que se interessa em fazer a diferença em um mundo letrado onde a leitura, tornou-se uma necessidade básica para sobreviver. Nesse contexto, que professores, coordenação, pais, funcionários e educando se uniram em prol do desenvolvimento de práticas e usos significativos da leitura na escola para tecer uma nova história de leitura no cenário escolar onde realidade se mistura com a fantasia.

Devido a isso que sempre desenvolvemos atividades que mexem com a emoção. A exemplo do Café Literário com Vinicius de Morais dos alunos do 3º e 4º ano da Escola Rural que foi um verdadeiro sucesso!Os alunos encenaram músicas, paródias, recital de poesia, passa ou repassa da vida e obra de Vinicius, jornal sobre a sua vida, peça teatral sobre a vida com as 9 mulheres, voz e violão com o amigo Louro tocando  as principais músicas de Vinicius e a turma formou um verdadeiro coral acompanhando as músicas .

Este é um dos atores mais conhecidos dos alunos através das suas músicas e poesias, devido a isso desenvolveram a imaginação para declamar poesias, encenar músicas e dramatizar a própria vida, principalmente, no que se referia às mulheres. Dessa forma,estamos conseguindo despertar o saber/sabor pelas leituras.

A escola possui o objetivo, segundo Colomer e Camps(2008, p. 90)”[...]  de restituir-lhe seu sentido de prática social e cultural, de tal maneira que os alunos entendam sua aprendizagem como um meio para ampliar suas possibilidades de comunicação, de prazer e de aprendizagem e se envolvam no interesse por compreender a mensagem escrita”. Assim, a escola estará comprometida com a garantia do acesso do saber a todos os estudantes de forma prazerosa.

Texto:  Jucileide LimaSAM_0944SAM_0980SAM_0964SAM_0976SAM_0947

Fotos: Jucileide Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − = 0