«

»

Nossos trinta minutos de leitura

Para a Escola José Francisco Nunes, o Projeto 30 Minutos de Leitura veio como uma grande iniciativa para dar mais um “plus” nas demais atividades desenvolvidas na escola.

A leitura, sem dúvida, é a principal e mais importante atividade presente na escola. É ela quem proporciona o desenvolvimento intelectual do indivíduo diante do processo formal ao qual a escola se propõe na formação do cidadão.

Ter um projeto como esse junto à Maratona de Leitura e entre outros executados em nossa escola é extremamente fundamental, não só para o desenvolvimento e emancipação plena do aluno, assim como também da comunidade. A empolgação dos meninos e meninas incentivados pelas curiosidades, fantasias presentes nas histórias bem como as premiações, contagiam também os pais e mães que, muitas vezes, ao acompanharem seus filhos e filhas à biblioteca passam a ter contato com os livros e também a lê-los.

Com esses trinta minutos, certamente presenciaremos um “efeito multiplicativo” (como o que ocorre com a moeda) relacionado ao tempo de leitura individual e a um sentido coletivo. No tempo de leitura individual esses trinta minutos serão apenas o estopim ou a arrancada aos quais todos nós precisamos para nos motivar e enveredar num mundo de amplo conhecimento. No aspecto coletivo e estimulado por esse estopim, os alunos multiplicarão sua empolgação através dos relatos de suas leituras na própria escola, em casa com seus familiares, na rua com seus amigos e em várias outras situações em que se sentirá a vontade para narrar suas experiências com a leitura.

Hoje todos nós que participamos deste projeto escrevemos mais uma página no livro de nossas vidas.

Nelson Rodrigues (Prof. Filosofia)

 

Primeiro momento – pela manhã

Abertura do evento pela manhã com a palavra da diretora, coordenador e a responsável pela biblioteca.

Alunos, Professores e comunidade prestigiando o evento.

Professora e aluna compartilhando de uma mesma leitura.

Alunos da educação infantil e fundamental 1 bem a vontade em suas leituras.

Leitura de poema feito por aluno do Fundamental I.

Aluna da equipe de comunicação postando fotos no facebook

Mãe e filho escolhendo livro pra leitura.

Teatro de bonecos feito por alunos do 7º ano A narrando a história de Cinderela.

 

 

Segundo momento – pela tarde

Alunos do 7º ano lendo e compartilhando.

Alunos do 9º ano A concentrados em suas leituras.

Professor lendo e disponibilizando diversos livros para que seus alunos possam escolher.

Alunos do 6º ano B se deleitando em suas leituras.

2 comentários

  1. Jucileide Pereira Nunes Lima

    O projeto 30 minutos pela leitura foi uma explosão de motivação para estudantes, comunidade interna e externa. Com certeza, fomos multiplicadores porque conseguimos, assim como o semeador lançar sementes ao solo fértil que num futuro próximo estaremos colhendo os frutos.

  2. Jaildes

    O Projeto 30 minutos pela leitura foi realmente um sucesso, houve um recital de poesias e parlendas com as crianças de Educação Infantil caracterizados do Sítio do Pica Pau Amarelo, coreografias criadas pelas alunas do 3º ano do Ensino Fundamental I, com músicas incentivando à leitura. A escola José Francisco Nunes está de parabéns. Acredito que muitas conquistas estão so começando e grandes coisas ainda estão para acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 5 = quatro