«

»

Missão cumprida em Quatipuru

Quatipuru, PA -

Caravana do bem chega novamente ao Pará com Artes*

Última cidade atendida nesta etapa do programa Amigos do Planeta na Escola, Quatipuru, no Pará, recebeu diversos projetos sustentáveis entre os dias 19 e 22 de abril. Entre eles, estão as palestras e oficinas de Artes.

Confira abaixo os detalhes de cada atividade artística:

Artes/marionetes – desta vez, a Companhia de Inventos, composta por marionetistas profissionais, realizou uma oficina de manipulação de bonecos direcionada aos professores e alunos que já produziram suas próprias marionetes;

Artes/xilogravura – após os ensinamentos de xilogravura em papel, foi realizada uma oficina especial para estamparia em tecido direcionada aos artesãos locais, professores e alunos interessados e com foco em geração de renda;

Artes/música – de grande receptividade pela população de Quatipuru, trabalhamos novamente com percussão a partir de objetos construídos nas oficinas de Meio Ambiente;

Artes/cinema – apresentamos o filme “Rio” para todas as comunidades, buscando a consciência sobre o tráfico de animais e reproduzindo sessões de cinema com todos os alunos das escolas participantes;

Aproveitando a passagem pela região, nossa equipe ainda integrou uma rápida expedição ao povoado de Quatipuru Mirim, identificando novas oportunidades para apoios futuros. Em um pequeno barco visitamos e ajudamos a escola local para identificação de mais projetos que podem ser levados à região pela Casas Bahia.

Alguns profissionais do Instituto Brasil Solidário, que desenvolvem o programa Amigos do Planeta na Escola, seguem viagem até a cidade vizinha paraense, Primavera, para mais projetos sociais ao longo da semana.

“Fechamos no Pará a fase mais importante do programa, chegando efetivamente ao coração do município com a realização dos seminários. A partir dele, as experiências rompem literalmente as fronteiras das escolas-base e passam a incorporar a mudança que o programa busca em cada localidade. Desejo sucesso aos municípios da diretriz A!”, concluiu Luis Salvatore, do IBS.

Participaram desta etapa 15 profissionais, incluindo os colaboradores da Casas Bahia Jesusmar Inácio da Paixão (Móveis Bartira) e Silvina Cordeiro (Campinas/SP).

Números de Quatipuru:

Atendimentos odontológicos: 38
Participantes das atividades de saúde (odontologia e prevenção): 15
Participantes da oficina de artes (teatro e xilogravura): 60
Participantes das oficinas/palestras de Meio Ambiente: 72
Participantes das oficinas de comunicação (foto, jornal, internet e rádio-escolar): 66
Alunos participantes das oficinas de leitura e biblioteca: 45
Alunos participantes das oficinas de música: 55
Público do seminário municipal: 112

*Extraído do Boletim IBS / Amigos do Planeta na Escola. Veja na íntegra aqui.

Veja fotos do trabalho abaixo:


2 comentários

  1. lucila farias

    O trabalho do projeto brasil solidário é excelente. Parabens a vcs patrocinadores e componentes do projeto.

  2. João José da Costa

    Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 76 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infanto-juvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados ara a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
    Eis o site: http://www.literaturaeducativa.com.br

    Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.

    Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.

    Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


um × 5 =