«

»

Festa do Bode Rei 2011

A cidade de Cabaceiras se prepara para mais uma edição da Festa do Bode Rei – Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba, que acontecerá no período de 4 a 6 de junho. Este ano a festa chega à sua XII edição, sendo considerado um dos eventos mais importantes do Brasil e do mundo para o fortalecimento da caprinovinocultura.

O evento é realizado anualmente com o objetivo de congregar todos os agentes produtivos da cadeia da caprinovinocultura nordestina, bem como: profissionais do setor, instituições de pesquisa e extensão, órgãos públicos, comerciantes, estudantes da área agropecuária e o público em geral.

Este ano, serão três dias de muitas atividades: exposição de caprinos e ovinos de várias raças, premiação para os melhores expositores, feira de animais inclusive com financiamento de bancos oficiais, concurso leiteiro com premiação dos vencedores, competições, seminários sobre a cadeia produtiva da caprino-ovinocultura, turismo cinematográfico e turismo rural, mostra gastronômica, feira de artesanato, forró-pé-de-serra, arrastão do bode e shows artísticos culturais.

A festa acontece ao longo da avenida principal da cidade, onde o turista poderá tornar-se um exímio entendedor do universo bodístico. Desde a identificação da grande variedade de raças nacionais e internacionais, até degustar pratos típicos da culinária bodística como buchada e picado, pizza de bode, bodioca (tapioca recheada com strogonoff de bode), lingüiça de bode, queijo e o exclusivo doce de xique-xique, entre outras variedades típicas da região.

A festa ocupa três espaços principais: Parque do Bode, Arraial do Bode e Praça do Bode. No Parque do Bode, 80 currais são colocados à disposição dos criadores para exposição e comercialização de animais e uma arena é destinada à realização dos concursos de Cabra Leiteira e Melhor Buchada, além das competições envolvendo criadores como: Pega Bode, Fórmula Bode, Gincana de Bode e Triathlon de Bode.

No Arraial do Bode a ordem imperial de sua realeza – o Bode – é a de que ninguém pode ficar parado. Diariamente acontecerão atrações culturais mescladas pela apresentação de trios forró-pé-de-serra e grupos folclóricos, que se apresentarão garantindo o arrasta-pé dos turistas.

Ao redor do arraial estão sendo montadas barracas que formarão o Espaço da Culinária Bodística (Praça de alimentação), onde podem ser encontrados as mais variadas delícias à base da carne de bode.

Na Praça do Bode (Praça do Artesanato) o couro do bode vira arte pelas mãos de artesãos da comunidade rural da Ribeira e são exportados para o Brasil e o mundo através da Arteza.

Além do Arraial do Bode e do Parque do Bode, o visitante pode ainda aproveitar para conhecer o Memorial Cinematográfico de Cabaceiras, Museu Histórico do Cariri, o Centro histórico, cenário natural para produções de época, o letreiro do Roliude Nordestina, e a calçada da fama.

Na zona rural do município, os turistas podem conhecer os sítios arqueológicos como o Lajedo de Pai Mateus, que abrigam produções cinematográficas e servem de cenário natural que levam as belezas de Cabaceiras para as salas de cinema do Brasil e do mundo.

Fotos de:Luan Cavalcante.

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ana Paula

    Gostaria de saber que dia é a festa do bode rei?

  2. Luan

    Ana Paula a Festa Do Bode Rei 2011 vai se nos dias 3,4,5 e 6 de junho de 2011.
    Cabaceiras estara esperando por vc e por sua familia de braços abertos.
    um abranço.

  3. Rivaldo P. Gomes

    Olá, por gentileza me informe se há locais na cidade de Cabaceiras para acomodação, pois já tentei buscar essa informação e não tive sucesso.
    Sou de Salvador e há anos tenho muito interesse em participar da Festa do Bode Rei. Sou admirador das festas populares, da cultura, da culinária(carne de bode) e da simplicidade do povo nordestino, do qual eu também faço parte.
    Desde já muito grato.
    Rivaldo Gomes
    71-99790866 / 91920753

    1. Silvia Sampaio

      Boa tarde, Rivaldo
      Em Cabaceiras tem pousadas na cidade e também na zona rural do municipio a exemplo do Lajedo de Pai Mateus para quem quer mais sossego, porque a cidade apesar de pequena, fica muito agitada nesses dias de festa.
      Para mais informações voce entra em contato com a organização da festa nos telefones:
      (83) 3356-1042 / 3356-1117 / 3356-1165
      Venham participar! Cabaceiras espera.

  4. vania cordeiro

    oi gostaria de saber quanto sera cobrado nos shows a noite do dia 04 me envie um e-mail com a resposta .onde compro,onde posso reservar .ok muito obg.

  5. petrucio da dona lourdes

    vou la sou desquitado elevo dinheiro.

  6. joao

    vou la.

  7. petrucio da dona lourdesp

    cade meu comentario. be be be

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


4 + = sete