Diogo Salles

Detalhes do autor

Nome: Diogo Salles
Data de registro: 26 de setembro de 2013

Últimos posts

  1. Trágico e Cômico: o eleitor entre o extremismo e o analfabetismo político — 20 de agosto de 2014
  2. Uma ilha de prosperidade no Maranhão — 25 de março de 2014
  3. Raízes do Brasil e o homem cordial — 20 de fevereiro de 2014
  4. Temas para redação em 2014 — 6 de fevereiro de 2014
  5. É Fantástico, é Brasil! — 19 de dezembro de 2013

Posts mais comentados

  1. Interpretando uma charge — 3 comentários
  2. Sobre a palestra de política — 1 comentário
  3. Temas para redação em 2014 — 1 comentário
  4. Uma ilha de prosperidade no Maranhão — 1 comentário
  5. Nelson Mandela: uma história para conhecer e admirar — 1 comentário

Listas de posts do autor

Trágico e Cômico: o eleitor entre o extremismo e o analfabetismo político

tragico_comico_fnac

Quem viu minha Palestra de Política e Cidadania em Lençóis em 2013 ou na etapa de fevereiro deste ano, percebeu que falei muito sobre o voto do ponto de vista do eleitor. Costumo bater bastante nessa tecla porque é um erro acreditar que nós, eleitores, …

Continue lendo »

Uma ilha de prosperidade no Maranhão

Esporte Espetacular: Meninos do vôlei

O Estado do Maranhão é um dos mais pobres do Brasil. É o que apontam todos os estudos feitos sobre o tema. É lá onde encontramos os maiores índices de desigualdade e um dos menores IDH’s (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Apesar de tudo, …

Continue lendo »

Raízes do Brasil e o homem cordial

raizes_do_brasil

Em minha pesquisa para a palestra de “Política e Cidadania”, dois livros se tornaram cruciais para entender como o brasileiro vê a política nos dias de hoje. Um desses livros é Raízes do Brasil. Escrito em 1936 por Sergio Buarque de Holanda (pai do Chico …

Continue lendo »

Temas para redação em 2014

urna_copa

Aviso a todos os professores e alunos de todas as escolas do Brasil: EM 2014 ESTÃO PROIBIDAS AS REDAÇÕES SOBRE TEMAS COMO “MINHAS FÉRIAS” OU “MINHA FAMÍLIA”. Entendam que temos uma grande oportunidade aqui. Nenhum ano trará tantos assuntos relevantes como este que corre. Vejamos. …

Continue lendo »

É Fantástico, é Brasil!

agua

Confesso que tenho medo dessas reportagens-denúncia, que saem todo domingo no Fantástico. São os nossos intestinos ali, em micro-câmeras escondidas, mostrando todo tipo de fraude com dinheiro público. Enquanto pessoas morrem de fome, sede ou na fila de um posto de saúde, empresas de fachada …

Continue lendo »

Nelson Mandela: uma história para conhecer e admirar

mandela

Hoje morreu Nelson Mandela, um dos estadistas mais importantes do século XX. Principal responsável pela derrubada do apartheid (um dos regimes mais cruéis e desumanos conhecidos pelo homem), refundou a África do Sul e fez o mundo olhar para a questão racial de outra forma. Na …

Continue lendo »

Interpretando uma charge

charge_bennett

Hoje quero falar de um assunto que entendo: charges. Quero que você olhe detidamente para a charge acima, feita pelo colega Bennett e publicada na Folha de S. Paulo. Agora, clique aqui e leia o comentário indignado que um leitor enviou ao jornal. Perceba que …

Continue lendo »

Menos jeitinho, mais educação

afanalbetismo01

Quais são os assuntos que dominam as rodas, saraus e seminários promovidos pelo IBS? Mais leitura, mais educação, mais inclusão, menos injustiças. Todas causas nobilíssimas, que contam com o apoio irrestrito de todos aqui, certo? Certo. Porém, semana passada saíram duas matérias que mostraram que …

Continue lendo »

Carpe diem literário, contra o conformismo

Outro dia revi, depois de muitos anos, o filme Sociedade dos Poetas Mortos, onde Robin Williams faz um professor de literatura que rompe com os padrões rígidos de ensino dos anos 1950 e usa a poesia para inspirar seus alunos. Pode servir muito bem a …

Continue lendo »

Sobre a palestra de política

Olá, Amigos do Planeta, Como esta é a minha primeira postagem por aqui, convém falar um pouco mais da palestra sobre política que comandei no II Encontro Amigos do Planeta na Escola em 2013. Para que fique registrado, tudo o que falei na palestra é …

Continue lendo »